terça-feira, fevereiro 21, 2006

evolucionismo vs creacionismo

Costumava dizer que a probabilidade de a vida surgir por espontânea combinação dos elementos do mundo mineral era a mesma de agarrarmos num punhado de tintas, as atirarmos a uma tela, e surgir pintada a Mona Lisa. Pois parece que perante tamanha complexidade, grande numero de reputados cientistas começa a achar que o surgimento da vida só se pode ter dado devido a um "desígnio inteligente".

Não quer dizer que não possa haver um plano pra isto tudo. Talvez aqueles mineraizinhos lá no fundo sintam uma inexplicável vontade de se combinar com certos mineraizinhos, e não com outros, e dessa forma originar os amino-ácidos e as moléculas essenciais para a formação da vida ou o resto tudo, que eu sei lá.

Até pode ser que seja assim, e a verdade é que o mundo microscópico é de um gajo se passar (tenho que trabalhar o vocabulário, já sei).

De qualquer forma exijo ser informado. Quero uma resposta e prontos.

É que se a evolução não explica tudo, o creacionismo decididamente não explica nada.

Acho até preocupante, pois se a moda pega, imagino quantos mais fenómenos do mundo natural passarão a ser explicados com base em intervenção superior. É pena já termos descoberto a electricidade, porque aqueles clarões assustadores no céu eram dos meus candidatos preferidos.

A ciência tornar-se-á sem dúvida acessória: basta colocar como corolário em todas as leis: "em todas as situações em que esta lei falhar ou apresentar resultados incompreensíveis, tal deve-se a intervenção divina que não deve ser questionada".

Ou melhor, basta uma única lei para explicar tudo: "As coisas são assim, porque sim. Qualquer coisa falar com Deus.".

Mai' nada.